top of page

Prêmio Nobel da Medicina 2015  vai para cientista de Nova Jersey

William Campbell, um ex-pesquisador dos laboratório Merck, que posteriormente continuou o seu trabalho na Universidade de Drew, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Medicina 2015 pelo seu trabalho no combate contra infecções parasitárias.

Campbell divide o prêmio com Satoshi Omura, um microbiologista e especialista japonês em isolar produtos naturais. Omura isolou a bactéria do solo que Campbell usou para inventar uma nova droga, a Ivermectina, que trata duas doenças que atingem milhões em todo o mundo: a oncocercose, também chamada "cegueira dos rios" e a filariose linfática ou elefantíase, doença causada pelos parasitas nemátodes.

"A importância de Ivermectina para melhorar a saúde e o bem-estar de milhões de pessoas que sofrem estas doencas, principalmente nas regiões mais pobres do mundo, é imensurável", disse o Comitê do Nobel. "O tratamento é tão bem sucedido que estas doenças estão à beira da erradicação, o que seria um grande feito na história médica da humanidade."

Este prêmio será também compartido com a cientista chinesa, Youyou Tu, por descobertas relativas a uma nova terapia contra a malária. Dr. Tu, é professora-chefe da Academia Chinesa de Medicina Tradicional Chinesa e é a primeira cientista chinesa a ganhar um prêmio Nobel na area da ciência. O Comitê Nobel ressaltou que não atribuiu o prêmio à medicina tradicional chinesa, mas a uma cientista que, inspirada pela mesma, passou a usar métodos de pesquisa sofisticados para encontrar novas terapias para a malária. A descoberta veio num momento em que os parasitas se tornaram resistentes às drogas mais tradicionais, como o quinino e cloroquina e como consequencia o número de infecções aumentou.


Who's Behind EXTRA
Recommanded Reading
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page