Martin Luther King
"Talvez não tenhamos conseguido fazer o melhor. Mas lutámos para que o melhor fosse feito." Martin Luther King
" A vida é feita de escolhas e oportunidades. Podemos escolher ser felizes e agarrar a oportunidade de o sermos. Mas num mundo em que a base da evolução é "lutar", lutaremos por essa oportunidade, dando o melhor de nós, em cada sopro de vida.
A nossa vida é feita das nossas acções. As acções que realizamos para ser felizes, para cumprir objectivos, para viver e sobreviver. Lutamos todos os dias para sobreviver neste mundo, para, pelo menos, tentar cumprir os nossos desejos e as nossas ambições.
Tentamos melhorar a cada dia, a cada hora, a cada segundo, a cada oportunidade. Está nas nossas mãos vivermos a nossa vida e o melhor que conseguirmos. Tentamos ser melhores, tentamos ultrapassar os nossos limites, não apenas por nós, mas também por todos á nossa volta (uma vida solitária é uma vida vazia). A cada oportunidade, uma vida. A cada acção uma descoberta. A cada possibilidade, uma escolha. A escolha de darmos o nosso melhor em cada uma das nossas acções. Contudo, o melhor nem sempre é suficiente para vencer. Acontece que o melhor é relativo e a vida resume-se ao melhor que damos de nós e não ao melhor que pensamos ser de nós. Assim, lutamos para que o melhor seja feito, para que a cada escolha haja uma oportunidade, para que em cada segundo haja esperança. Talvez não consigamos chegar lá. Talvez o nosso melhor não seja suficiente para lá chegar. Talvez o melhor seja apenas uma ambição inalcançável. Mas, se o mundo avança acreditando no impossivel, lutando para que esse impossível se transforme em realidade (como a ida ao espaço, por exemplo), o "melhor" parece, então, a nossa oportunidade. Talvez não tenhamos conseguido fazer o melhor, mas lutamos para que o melhor fosse feito. Posso então concluir que o progresso está em acreditar e melhorar a cada oportunidade. Lutamos para que tal aconteça, para que o nosso melhor seja capaz de ultrapassar todos os obstáculos e vencer. Mas aí é que está. A vida é feita de obstáculos, é graças a eles que crescemos, que compreendemos e damos o melhor de nós. E mesmo que esse melhor não chegue, mesmo que esse melhor não seja suficiente, o simples facto de sabermos e acreditarmos que o nosso melhor foi suficiente para construiur uma ponte para uma melhor oportunidade, faz com que nos apercebamos que afinal a essência da vida não é atingir o melhor, mas sim fazer com que o melhor aconteça. Para finalizar, posso afirmar que concordo com a frase de Martin Luther King, percebendo assim, que o melhor que podemos fazer é fazer o melhor que pudermos."
Melissa Matos
http://www.ipernity.com/
www.salon.com (photo)